23 de abril de 2011

Miniaturas do Estado



  Ética e cidadania são assuntos que devem ser ensinados desde o início da educação da criança. A família cabe o papel de ensinar o comportamento ético à criança, mas quando esta é filha de pessoas já marginalizadas pela sociedade? A escola também deve participar da construção da ética e cidadania dos pequenos cidadãos.
  A formação ética da criança deve se iniciar em seu lar. A família é o primeiro grupo social que a ela participa, e nela deve-se existir regras que devem ser cumpridas, pois se há elas é porque todos têm que ter limites.
  Há famílias que já estão marginalizadas pela sociedade, então as lições éticas que elas vão passar para seus sucessores, em sua maioria  não poderão ser muito exemplares, nesse caso deve ao Estado, por meio da escola, ensinar comportamentos éticos e morais à criança .
  Os primeiros anos escolares são, em geral, os primeiros contatos do pequeno cidadão com um grupo social diferente de sua família. Então neles devem também ser ensinadas as lições de convivência harmoniosa, introduções e pequenas lições de ética e como ser bons cidadãos. E na escola devem ter regras (leis), como se fosse uma miniatura do Estado, os infratores devem ser punidos, óbvio que de forma leve de acordo com a idade, assim a criança irá aprender que deve-se cumpri as regras (leis).
  As primeiras noções de ética são de responsabilidade familiar, respeito às regras de boa convivência em sociedade à escola. Cumprimento das regras e punição (relativa com a idade ) dos infratores devem ser de responsabilidade do Estado (em sua miniatura a escola ) e da família, talvez assim reverteremos essa situação representada na charge acima. " Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos", Pitágoras.


Itan Marinho

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